Mais Monografia

Você está aqui: Home >> Definições da Monografia

Definições da Monografia

É importante dentro de qualquer contexto entender o que estamos fazendo. Lembro que comecei a gostar de química quando descobri que o butano era o gás de cozinha, ou seja, a partir do momento em que o conteúdo da aprendizagem passa a ser o conteúdo de nossa realidade parece que tomam outra dimensão de forma a fazer parte de nós como um todo e não separado como era anteriormente.

Separamos então algumas perguntas que os acadêmicos fizeram durante 10 anos sobre o universo em que está inserida a monografia. Vamos então entender o surgimento da monografia, para que serve, porque as universidades exigem, e o mais intrigante, o que é feito com ela depois.

a) Como surgiu a monografia?

O primeiro relato que se tem com relação ao desenvolvimento da monografia é em 1830, desenvolvida então por Leplay, porém só apenas em 1855 é que a titulação como monografia passou a ser usada e reconhecida em vários países como França e Inglaterra.

A origem e significado da palavra monografia advêm de seu próprio significado, ou seja, mono= único, união e grafia= escrita, ou seja, a escrita de um determinado assunto desenvolvida com unicidade em um só contexto.

Entendendo então que a monografia seria essencial para desenvolvimento de assuntos científicos e conseqüentemente base para seu aprimoramento se tem relatos que no Brasil a historia da monografia está inserida já na primeira universidade , mesmo que nessa época as normatizações de conduta geral não eram exigidas na forma que conhecemos hoje.

b) Para que serve a monografia?

Para que serve a monografia? Essa é uma das perguntas que mais ouvimos no decorrer de nossa experiência em docência. É o momento em que o aluno se vê perante o desafio de realizar o que nunca antes lhe pediram, de uma maneira totalmente regulamentada e direcionada, sem contar a pressão exercida por seus orientadores e pelo grupo, a tão temerosa monografia. Neste momento é normal se perguntar, para que estou fazendo essa monografia? Afinal para que serve a monografia?

Pois bem, aqui vão algumas respostas:

1- A monografia serve para enriquecimento pessoal uma vez que trata da união de materiais que o levará a desenvolver um texto cientifico proporcionando-lhe no final desta fase um conhecimento amplo sobre um determinado assunto.

2- A monografia serve como exigência curricular de uma determina Instituição como requisito parcial para que você adquira seu certificado, mesmo que o objetivo do desenvolvimento da monografia seja o primeiro citado acima, em alguns casos, lamentavelmente na maioria, a monografia vai servir apenas para isso.

3- A monografia serve para que o aluno adquira prática dissertativa na escrita cientifica e assim desenvolva sua capacidade intelectual de aprendizagem e raciocínio.

Porque as Instituições pedem a monografia?

O primeiro fator para que as instituições solicitem a monografia é sua obrigatoriedade pelo MEC conforme veremos: MEC. EXIGÊNCIA DE MONOGRAFIA. A Portaria do MEC nº 1.252, de 21 de junho de 2001 previu que as exigências contidas na Portaria nº 1.886/94 só seriam obrigatórias aos alunos matriculados a partir de 1998. Independentemente de alguns alunos que ingressaram a partir de 1998 estarem com a carga horária completa para se formarem com aqueles que ingressaram no segundo semestre de 1997, persiste a necessidade de apresentação de monografia para os primeiros. As regras de exceções são interpretadas restritivamente. Apelação improvida.

Algumas Instituições entendem que a monografia é parte de outro tipo de trabalho e ao invés de solicitar esta acabam se contentando com outras formas de trabalhos de conclusão conforme explicaremos em outro tópico.

E se eu não entregar a monografia?

A não entrega da monografia impede que o aluno obtenha seu diploma mesmo que este já tenha teoricamente se formado. As maiorias das Instituições consideram a não entrega da monografia como matéria pendente, a qual o aluno tem que se matricular novamente por um período geralmente de um semestre para que assim tenham orientações e entreguem sua monografia.

Há um período que o aluno esta sujeito para entrega da monografia, geralmente de 3 a 5 anos, caso o aluno não venha a entregar a monografia e simplesmente abandonar, o curso “jubila”, ou seja, o aluno perde todo o período cursado na faculdade sem ter o diploma efetivo em mãos.

O que as instituições fazem com as monografias?

Esse de fato é um assunto interessante e polêmico de ser ressaltado. Toda monografia deveria em tese ter conteúdo exclusivo e inovador de forma a servirem não só como fonte de pesquisa, mas sim, de base para pesquisas futuras. Porém, infelizmente não é o que ocorre, além dos conteúdos analisados na maioria das monografias serem muito aquém do seu verdadeiro objetivo, as Instituições não estão preparadas a catalogar e divulgar sua utilização.

Este seria um tema interessante e digno de estudo, pois uma das exigências é que o aluno entregue 3 vias encadernadas com capa dura e letras escritas em dourado ou prateado. Algumas Instituições separam as monografias que consideram melhor, catalogam e disponibilizam em suas bibliotecas, mas a maioria certamente não o faz.

Onde será que vão parar as monografias então?

A equipe Mais Monografia além de deixar aqui sua dúvida e questionamento, quer deixar uma sugestão:

Não seria mais fácil as Instituições solicitarem apenas os trabalhos de maneira eletrônica e assim disponibilizarem as mesmas em um espaço virtual? Economizaríamos espaços e a utilização de papel sulfite auxiliando assim a sustentabilidade do planeta.

Veja também: Como fazer Monografia    Definições da Monografia    Temas de Monografia    Elaboração de Monografia


© 1999 - 2012 Monografia e TCC - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados