Como trabalhar os Temas Transversais em Língua Portuguesa/ (ou quaisquer outras disciplinas);
A música como recurso didático na Produção Textual/ ou Ed. Física, Artes, Matemática
A mulher sob a ótica naturalista na obra “O Cortiço” (de Aluísio Azevedo);
A importância da Literatura no Ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou na Ed. Infantil.
Programa Literatura em minha casa: adequação entre obras e faixa etária/ série; Instrumento de despertar o interesse pela leitura;
O preconceito em relação às obras de autores regionais na sala de aula;
A riqueza filosófica nas músicas de Raul Seixas/ Gabriel, O Pensador, (ou outros cantores/ compositores: do Funk, Samba, Rock, MPB…);
A riqueza filosófica nas músicas de rock nacional da década de 80;
Ensino da gramática normativa no Ensino Fundamental: destinado a desaparecer?
Como 1 – A importância da Educação Sexual escolar na formação do adolescente; como trabalhar esta disciplina? Qual sua importância?
A importância da sala de leitura/ ou grupos de leitura na formação do leitor; Articulação entre sala de leitura e biblioteca;
As dificuldades na formação do hábito de leitura em alunos do Ensino Fundamental ou Médio; Que recursos utilizar?
Livros e Televisão: concorrência desleal? Como conciliá-los?
As dificuldades em compreender os heterônimos de Fernando Pessoa;
A importância do tipo de discurso no texto narrativo;
A gíria como recurso de comunicação entre grupos sociais: afronta ao convencionalismo ou originalidade/ particularidade/ individualidade?
A discriminação sofrida pelo homem do campo quanto à sua linguagem;
O papel da gramática na formação da Linguagem do aluno do Ensino Fundamental/ Médio;
O teatro como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa/ (ou outras disciplinas) em qualquer nível de ensino;
Pseudônimos na música e na literatura: estratégia de marketing/ autodepreciação? Que motivos levam um artista a mudar de nome?
As músicas de Roberto Carlos: literatura ou lixeratura?
Livros Artesanais: estímulo à produção textual no Ensino Fundamental;
Transposição do uso da linguagem popular para a linguagem convencional/ (culta, dominante): desafio para evitar que o processo seja traumático;
Uma resposta
Muito bom as dicas
E é tudo muito novo pra mim
Preciso entender mais